Escultura do pneu

  • Conheça seu Pneu

    Tudo que você quer saber sobre os pneus MICHELIN, em um só lugar.

  • Segurança e Manutenção

    Dicas essenciais para uma direção segura e a maior durabilidade dos pneus.

  • Tecnologia e Inovação

    Conheça as tecnologias exclusivas e as pesquisas revolucionárias MICHELIN.

  • Promoção

    Fique por dentro das promoções e veja quem já faturou prêmios!

A importância da escultura do pneu

Elas são responsáveis pela segurança na condução e economia de combustível

Ao primeiro olhar, os pneus parecem simples compostos de borracha. Porém, basta uma observação mais atenta para perceber que são necessárias diversas tecnologias de ponta para produzir um pneu de qualidade.

Entre os fatores de extrema importância à performance do pneu está sua escultura – aqueles desenhos que se encontram no piso da borracha. Confira a seguir o papel desempenhado pela escultura do pneu em diferentes situações.

 
Função da escultura em solo molhado

Para compreender a função da escultura do pneu em solo molhado, podemos compará-la a uma bomba de água. Quanto mais canais a escultura do pneu tiver, mais água ela pode bombear entre a zona de contato e a superfície da estrada.

A escultura do pneu recolhe a água e a desloca para fora da zona de contato do pneu em milésimos de segundo. Este fator é importantíssimo para evitar a aquaplanagem, por exemplo. Para se ter idéia, um pneu de dimensões 195/65 R 15 pode deslocar quase 15 litros de água por segundo.


Confira
as diferentes funções da escultura dos pneus:

Desenho recortado
Quanto mais recortado for o desenho da borracha, maior será sua capacidade para "armazenar e bombear" água.

Forma e disposição da escultura
Como um sistema de drenagem, a disposição dos desenhos da escultura (simétrico, direcional, assimétrico) determinam a rapidez com que a água é expulsa da zona de contacto.

Lamelas
São pequenas ranhuras na superfície da borracha do pneu que melhoram a tração em superfícies molhadas. Funcionam como pára-brisas e ajudam as arestas e os sulcos do pneu a expulsarem a água.


Função da escultura em solo seco

A rigidez da escultura é uma característica decisiva para fornecer o controle do veículo durante sua condução. A rigidez da escultura obtém-se graças a:

1. Perfil do pneu
Um pneu com perfil plano e ombros quadrados proporciona bom suporte nas curvas.

2. Número de lamelas
Quanto menos recortado for o desenho, mais o pneu terá contato direto com o solo - e maior será sua aderência.

3. Tacos de borracha
Os tacos de borracha limitam a mobilidade da escultura.

4. Lamelas com design especial
A borracha do pneu, quando possui um número grande de lamelas, tem sua rigidez prejudicada. Para contornar este problema, algumas lamelas têm um design tridimensional especial, que faz com que elas se agrupem quando há sobrecarga – mantendo, desta forma, a rigidez da escultura intacta.


Pneus gastos: um perigo a sua vida

Os pneus sofrem desgaste natural conforme sua utilização, diminuindo sua eficácia. Por este motivo é importante sempre ficar atento à profundidade da escultura dos pneus.

Agora que você já sabe a importância de ter pneus tecnológicos em seu veículo, confira o Catálogo de Produtos da Michelin.