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Montagem de pneus com câmara

Fique por dentro do passo a passo para fazer a montagem ideal dos pneus

Confira a seguir as ferramentas necessárias e o passo a passo para fazer o serviço de montagem em pneus com câmara.

Materiais necessários


01. Cruz de montagem
02. Pasta de Montagem Michelin 5085
03. Válvula para roda
04. Talco industrial
05. Martelo de madeira ou borracha
06. Descolador de Talões
07. Alavanca FiACRE e/ou ferramenta similar
08. Alavanca FiFRE e/ou ferramenta similar
09. Escova de Aço
10. Pincel 50mm
11. Manômetro Daira
12. Saca núcleo


Precauções antes da montagem

1 - As câmaras de ar, os protetores e os pneus devem estar limpos e secos.

2 - Verificar se o aro ou roda, o pneu, a câmara de ar, a válvula e o protetor correspondem à montagem a ser realizada, conforme tabela:



3 - O aro ou roda devem estar limpos e isentos de oxidação, rachaduras e deformações que possam prejudicar o pneu. Se for necessária uma nova pintura, cuidar para que não fique acúmulo da pintura antiga, a fim de não prejudicar o aperto da roda ou o assentamento dos talões do pneu.

4 - Assegurar-se do bom estado do anel de fixação, que não deve estar deformado.


Colocação da Câmara e Protetor



1 - Colocar o pneu no plano horizontal, sobre chão limpo ou mesa de montagem. Conferir a limpeza interior.

2 - Passar talco na câmara de ar. Apenas uma fina camada em toda sua superfície.

3 - Após dobrar a câmara, colocá-la no interior do pneu conforme a foto.

4 - Encher (sem a peça interna da válvula) a câmara de ar, até o afastamento dos talões.

5 - Passar a mão entre a câmara de ar e o pneu para liberar o ar retido, continuando a encher, até que os talões estejam suficientemente afastados, permitindo a colocação do protetor.

6 - Parafusar a tampa protetora da válvula.

7 - Antes de colocar o protetor deve-se lubrificar suas abas com a Pasta de Montagem Michelin 5085.

8 - Colocar o protetor, começando pela válvula.

9 - Estando o protetor corretamente orientado, posicionar a válvula em seu orifício, pressionando a sua base para facilitar a colocação no pneu.

10 - Colocar o protetor no lugar e verificar que não esteja dobrado, especialmente nas extremidades das abas.

11 - Colocar o aro ou roda sobre a cruz de montagem, em local limpo e seco.

12 - Lubrificar com a Pasta de Montagem Michelin 5085, as partes seguintes:
. Parte cônica da roda.
. Os talões externamente.
. Anéis de fixação: parte cônica em contato com a base do talão.

Montagem do pneu sobre aro ou roda

1 - A tampa da válvula deve estar rosqueada para não danificar a rosca durante a montagem.

2 - Colocar o pneu na vertical, levantando-o próximo do aro ou roda, assegurando-se que a válvula permaneça situada no eixo da janela do aro.

3 - inclinar o pneu sobre a roda e introduzir a válvula dentro da janela do aro, em sua posição definitiva.

4 - Fazer deslizar o pneu sobre o aro erguendo-o pelo lado da válvula.

5 - A abertura do anel deverá ser posicionada do lado oposto da válvula

6 - Montar o anel lateral móvel e o anel de fixação com o auxílio das alavancas ”FIFRE” e ”FIACRE”.

7 - O entalhe do anel de fixação, deverá situar-se a 180º da válvula.

Atenção: não é aconselhável o emprego da marreta, utilizar, somente se necessário, um martelo de madeira ou de borracha dura.


Pré-enchimento 

1 - Colocar o pneu horizontalmente na gaiola de segurança. Inflar até, no máximo, 40 PSI, assegurando-se do bom posicionamento dos elementos da roda ou aro, corrigindo-os se for necessário, com o auxílio de um martelo de madeira ou de borracha dura.

2 - Através do cordão de centragem podem observar se houve um bom assentamento dos talões.

3 - Se for observada a má centragem do pneu, desinflá-lo para posicionar corretamente, verificando se a superfície das bordas da roda está limpa e isenta de oxidação, e se a lubrificação está correta.

Enchimento

1 - Pneu colocado verticalmente, numa gaiola de segurança, ou com anéis voltados contra a parede.

2 - Inflar o pneu até atingir a pressão recomendada.

3 - Nunca abandonar um pneu que está sendo inflado automaticamente.

Atenção: nunca se situar na trajetória eventual de qualquer parte da roda ou aro em qualquer operação de enchimento.
 

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