PERGUNTAS FREQUENTES

  • Compartilhe
  • E-mail
  • Imprimir página

Confira a lista abaixo e veja se a sua dúvida pode ser esclarecida. Se ainda assim você precisar de mais informações, envie uma mensagem através do Fale conosco.

ESCOLHA DO PNEU

Como escolher o pneu mais adequado para meu veículo?
Como escolher o pneu mais adequado para meu veículo?

A escolha de um pneu deve estar em conformidade com a legislação e o equipamento original definido pelo fabricante do veículo, ou por um órgão oficial (dimensão, índices de carga e velocidade, estrutura etc). É necessário levar-se em conta também as condições de utilização do pneu, afim de que as performances do mesmo respondam às necessidades do utilizador.

No mesmo eixo, é obrigatório usar dois pneus iguais com o mesmo desenho da banda de rodagem, a mesma dimensão e desgaste semelhante.

É importante não usar o pneu com uma pressão não recomendada, em uma velocidade ou com uma carga superior àquela determinada pelo seu índice.

VEJA MAIS
O que significam as letras e números na lateral do pneu?
O que significam as letras e números na lateral do pneu?

Em um pneu, existem várias marcações, entre símbolos, letras e números, para atender a diferentes objetivos. Algumas marcações são exigências normativas e que se aplicam em alguns países.

Para entender melhor como realizar a leitura do pneu, vamos utilizar o exemplo abaixo:

» COMO LER SEU PNEU

MONTAGEM E TROCA DOS PNEUS

Quando devo trocar os pneus?
Quando devo trocar os pneus?

Os pneus devem ser trocados por diversos motivos, tais como desgaste, envelhecimento ou danos. Confira a seguir os casos mais comuns:

Danos - Um pneu danificado por um impacto, um obstáculo ou um objeto pontiagudo pode ser perigoso. Recomenda-se que seja visto por um profissional assim que possível, que lhe dirá se o pneu pode ser reparado ou se deve ser trocado.

Envelhecimento - Os pneus não têm uma duração definida. É importante que um especialista realize a verificação regularmente para detectar qualquer sinal de envelhecimento. Um envelhecimento excessivo dos pneus pode fazer com que percam aderência e, consequentemente, afetar a segurança.

Desgaste - Verifique regularmente a profundidade dos sulcos dos seus pneus. O limite legal de desgaste permitido para pneus de carros e caminhonetes é de 1.6 mm. A Michelin aconselha que se troquem os pneus antes de atingirem esse limite, uma vez que pneus gastos não oferecem segurança suficiente, além de estarem proibidos por lei.

VEJA MAIS

Posso montar pneus de esculturas diferentes no mesmo veículo?
Posso montar pneus de esculturas diferentes no mesmo veículo?

Sim. No entanto, pneus de esculturas diferentes não devem ser montados no mesmo eixo para evitar problemas no comportamento e na geometria do veículo.

Ao substituir dois pneus, devo montá-los atrás ou na frente?
Ao substituir dois pneus, devo montá-los atrás ou na frente?

Em caso de substituição de apenas dois pneus, seja em um veículo de tração dianteira ou traseira, a MICHELIN recomenda que a montagem dos pneus novos ou em melhor estado seja sobre o eixo traseiro, para melhor controle do veículo e maior segurança.

Este procedimento é fundamental para conseguir a máxima estabilidade em situações difíceis (frenagens repentinas ou curvas fechadas), sobretudo em solos escorregadios.

Para que esta técnica seja realmente eficaz, a MICHELIN aconselha verificar a pressão e o balanceamento dos pneus trocados de eixo, pois existem pneus cuja pressão é diferente entre os eixos dianteiro e traseiro.

Quando e como devo fazer o rodízio de pneus?
Quando e como devo fazer o rodízio de pneus?

Para ter o mesmo nível de uso entre os pneus do veículo, sugere-se um rodízio periódico entre os eixos, conforme recomendação dos fabricantes do veículo.

Nossa sugestão é que o rodízio seja feito com a orientação de um verificador técnico em uma revenda autorizada Michelin, preferencialmente a cada 7.000 km ou após a constatação da necessidade.

MANUTENÇÃO DOS PNEUS

Calibragem: quando e por que verificar a pressão dos pneus?
Calibragem: quando e por que verificar a pressão dos pneus?

A pressão correta dos pneus é um fator primordial, não somente para otimizar as performances do pneu mas, sobretudo, por questões de SEGURANÇA.

A calibragem é necessária para o bom comportamento do veículo (dirigibilidade, frenagem, etc) e também para manter a integridade do pneu.

A pressão dos pneus é recomendada pelo fabricante do veículo e deve ser sempre respeitada.

As recomendações da pressão de utilização podem ser obtidas no manual do proprietário do veículo e, em alguns casos, podem estar afixadas na coluna da porta, na tampa do bocal de abastecimento de combustível ou no porta-luvas.

Uma baixa pressão pode alterar significativamente o comportamento do veículo. O mesmo ocorre no caso de uma pressão excessiva.

Para sua segurança e conforto, a MICHELIN aconselha verificar a pressão pelo menos a cada 15 dias e, sistematicamente, antes de uma longa viagem.

VEJA MAIS
Alinhamento: o que é, qual a função e quando fazer?
Alinhamento: o que é, qual a função e quando fazer?

Alinhamento é o processo de regulagem dos ângulos da direção e suspensão do veículo. O alinhamento dos pneus tem a função de manter as rodas do veículo o mais paralelo possível entre os ângulos de um mesmo eixo ou entre os diferentes eixos. Isso evita desgastes anormais rápidos, que comprometem a durabilidade dos pneus.

O alinhamento deve ser feito:

  • Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;
  • Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
  • Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
  • Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;
  • Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;
  • Sempre que houver substituição de pneus.
VEJA MAIS
Balanceamento: o que é, qual a função e quando fazer?
Calibragem: quando e por que verificar a pressão dos pneus?

Balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. O balanceamento é necessário para suprimir vibrações. Ele permite preservar os pneus, os componentes da suspensão e da direção de um desgaste prematuro. Pode acontecer que as vibrações não sejam sentidas no volante, mesmo que existam, porque algumas vezes o veículo as filtra. Daí a importância de balancear as rodas traseiras assim como as dianteiras.

O balanceamento deve ser feito:

  • Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;
  • Sempre que houver substituição de pneus;
  • Sempre que for efetuado conserto em pneus;
  • Por ocasião de vibrações no volante;
  • Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante – por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc.
VEJA MAIS
Desvio Lateral: o que é, como diagnosticar e como arrumar?
Desvio Lateral: o que é, como diagnosticar e como arrumar?

Desvio lateral (ou deriva) é quando um veículo não consegue seguir uma trajetória reta, em uma estrada ou em uma via plana e em bom estado.

O desvio lateral ocasiona uma redução da segurança e do conforto na condução, já que o motorista tem que compensar o desvio com o volante.

Para fazer um diagnóstico correto do desvio lateral é preciso:

  • Analisar as últimas ocorrências ou manutenções no veículo: acidentes, substituição de pneus, troca de peças principalmente na suspensão;
  • Verificar os pneus por eixo: pressão, tipo, nível de desgaste, sentido de montagem;
  • Testar o veículo para constatar o tipo de desvio. Para isto, segure levemente o volante em uma reta, a uma velocidade estabilizada de 100 km/h (procure local com esta velocidade permitido por lei). Também se pode verificar o comportamento do veículo com testes de frenagem e aceleração, segurando levemente o volante.

Em casos gerais, o desvio lateral é consertado com o alinhamento e o balanceamento.

VEJA MAIS
Por que é necessário verificar regularmente o estado dos pneus?
Por que é necessário verificar regularmente o estado dos pneus?

É uma questão de segurança. A profundidade mínima legal de 1,6 mm (altura de índice de desgaste) é um critério importante a respeitar. Para facilitar a tarefa de verificação, a MICHELIN tem, em todos os seus pneus, indicadores de desgaste situados nos canais principais da banda de rodagem.

Quando esses indicadores estão na mesma altura da banda de rodagem, a troca se torna obrigatória.

 

VEJA MAIS
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

As pessoas confundem frequentemente o alinhamento e o balanceamento, mas eles são completamente diferentes.

Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, você precisa verificar o alinhamento do seu veículo.

Se você percebe que o seu volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas velocidades, você precisa verificar o balanceamento das rodas do seu veículo.

O alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento de um pneu permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

VEJA MAIS
Por que se deve substituir as válvulas?
Por que se deve substituir as válvulas?

A válvula é um elemento independente do pneu. Tem uma missão importante na vedação e, consequentemente, na segurança do veículo e no consumo de combustível. Submetidas a fortes pressões, as válvulas se deterioram por envelhecimento e pela ação da força centrífuga.

A MICHELIN aconselha a substituição da válvula a cada troca de pneu, para não comprometer sua durabilidade e a segurança do usuário.

Que produto devo utilizar para limpar os pneus?
Por que se deve substituir as válvulas?

Para limpeza dos pneus, recomenda-se somente a utilização de água e sabão neutro. Existem alguns produtos, encontrados nas lojas do ramo, destinados a facilitar esta limpeza.

Estes produtos podem ser utilizados, desde que não contenham substâncias derivadas dos hidrocarbonetos. Em nenhuma hipótese deve-se utilizar derivados de petróleo para a limpeza dos pneus.

Como pode ser realizada a reparação dos pneus?
Como pode ser realizada a reparação dos pneus?

Em caso de furo ou danos nos pneus radiais sem câmara, é permitida a reparação conforme a área em que ocorreu e o tamanho do dano.

Para fazer o conserto dos pneus do seu carro, opte sempre pela tecnologia oferecida nas revendas MICHELIN: a peça de reparação dos pneus (PRP), também conhecida como plug de reparação, destinada aos reparos de danos de 3 a 6 mm em pneus sem câmara.

No processo de reparação adotado pela MICHELIN, o pneu é examinado em toda a sua estrutura, principalmente na parte interna, a fim de detectar danos que possam prejudicar a mobilidade do veículo.

A aplicação dessa tecnologia corretamente garante a vedação total do furo, evitando a perda de ar durante a rodagem e garantindo a máxima segurança.

A MICHELIN não recomenda a reparação por mecha, mais conhecida como macarrão, porque é realizada muitas vezes pela parte externa, sem desmontar o pneu da roda e, portanto, sem exame prévio indispensável. Além disso, esse tipo de reparação não garante a vedação ao longo do tempo.

Para maiores informações, busque sempre uma revenda autorizada MICHELIN.

VEJA MAIS
Como funciona a calibragem para motos?

Quem determina a calibragem dos pneus é o fabricante do veículo, uma vez que ela depende do peso que os pneus suportam em cada eixo.

Mesmo que o cliente troque os pneus originais por outros maiores ou menores, a calibragem deve continuar a mesma.

A Michelin sugere que você consulte a montadora da sua motocicleta para saber qual a recomendação da calibragem indicada para seu modelo.

O sentido de rodagem do pneu dianteiro é invertido?

Sim. Isto ocorre para possibilitar maior eficácia nas frenagens da moto.

É importante observar as setas indicadas no flanco do pneu. Quando montado na traseira, deve-se seguir a direção da seta Rear (traseiro). No caso da dianteira, seguir a direção da seta Front (dianteiro). Qualquer dimensão possui as duas setas direcionais Rear e Front.

A montagem dos pneus de forma inversa está correta, devendo ser seguida na direção das setas. O sentido de rodagem do pneu dianteiro é inverso do traseiro, para melhorar a frenagem, proporcionando desgaste mais regular.

Como fazer a leitura da dimensão do pneu?

As letras e números na lateral do pneu representam suas características individuais. Para facilitar sua compreensão, vamos usar o exemplo do pneu 215/85 R16. Veja o que cada um significa:

215 - Seção em mm (largura do pneu)
85 - Série = 85% a medida da seção, altura do flanco, no caso 182,75 mm
R - Radial
16 - Diâmetro interior em pol (corresponde ao aro da roda)

Ou seja, este pneu tem a largura de 215 mm e altura total de 771,9 mm [182,75 x 2 + 16 (25,4)] 

Quais são os principais tipos de motos?

As motos são classificadas através dos mais diversos estilos. Eles podem variar de cada país, apesar das nomenclaturas geralmente serem semelhantes. Confira a lista abaixo com alguns dos modelos mais comuns:

Scooter, Motoneta, Lambreta ou Vespa - São veículos motorizados de duas rodas, no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas.

CUB - Meio termo entre as Scooters e as Motos. Diferencia-se da primeira principalmente por possuírem câmbio, além de embreagem centrífuga semiautomática.

Esportivas – Têm design futurista e mecânica de excelente desempenho. Os motores geralmente possuem mais de 600 cilindradas, o que permite maior aceleração, algumas alcançando velocidades superiores a 300 Km/h.

Custom - Estradeiras que não priorizam a velocidade, mas o conforto. A altura do banco é baixa, as pedaleiras são avançadas e o tanque é grande e paralelo ao chão, de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem.

Roadsters - Aliam o visual e a posição de pilotagem das custom com o alto desempenho das esportivas.

Chopper - Derivam das Custom com a diferença na posição do tanque, que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. O garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor, maior que nas Custom e seu comprimento também é maior, deixando a distância entre eixos bem grande.

Naked – Têm bom desempenho em relação ao motor, e conjunto mecânico. Permitem uma posição de pilotagem menos ‘deitado’, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu guidão é mais alto do que nas esportivas e não possuem carenagem.

Off-road - Possuem diversas variantes: motocross/supercross, enduro, cross-country, raids e trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra e as rodas são maiores para transpor obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para absorver im-pactos e não os transmitir para o piloto. O visual geralmente é despojado, com desenho rústico e/ou agressivo. 

É mais fácil pilotar na cidade ou nas rodovias?

Geralmente as pessoas dizem que é mais perigoso pilotar em rodovias do que em centros urbanos. As opiniões podem variar, o que acontece é que nas rodovias tudo acontece mais rápido e o condutor precisa ter certa prática.

Ao pilotar em rodovias deve-se redobrar a atenção, pois como nelas o trânsito é em alta velocidade, seu tempo de resposta fica comprometido. Já nos centros urbanos os acidentes estão mais propensos a ocorrerem, pois existe mais interações e maior propensão à erros.

De qualquer forma, a moto é um veículo que requer muita atenção tanto em rodovias como em centros urbanos. 

Quais são os pontos básicos na hora de escolher uma moto?

Para escolher sua moto você tem de levar alguns fatores básicos em consideração:
. Liberdade para controlá-la e que se adapte em seu corpo
. Adequada à sua estatura, não é sensato você comprar uma moto na qual necessite ficar nas pontas dos pés para mantê-la equilibrada
. Peça ao vendedor autorização para sentar na moto, manejá-la e se for permitido faça um teste drive para ter certeza de que se sente confortável nela 

O que é a Michelin Progressive Sipes Technology (PST)?

É uma tecnologia baseada em lamelas que rompem a película de água até o desgaste completo do pneu, aumentando progressivamente seu número conforme o contato com o pavimento. 

O que é a tecnologia Michelin XST?

Também conhecida como X-Slipe, esta tecnologia incorpora lâminas à banda de rodagem do pneu para que a película de água seja cortada e os largos sulcos propiciem melhor capacidade de drenagem – auxiliando a evitar a aquaplanagem. Para aperfeiçoar esta função foram incorporados sulcos circulares aos pneus, garantindo máxima eficiência e capacidade para evacuar a água. 

É verdade que há casos em que os pneus não pode ser consertados?

Sim, quando os pneus da motocicleta ficam gravemente danificados. Confira abaixo alguns exemplos:
. Furos na lateral. Aro visível ou deformado
. Borrachas ou lonas descoladas ou com dobras
. Deteriorações provocadas por produtos corrosivos

Para saber se o seu pneu tem conserto, leve-o para análise em uma Rede Autorizada Michelin. 

Como devo fazer a montagem e desmontagem dos pneus de motocicleta?

Elas devem ser efetuadas preferencialmente por profissionais capacitados de nossa Rede de Revendas, que contam com ferramentas e processos adequados, além de máquinas apropriadas.

Pontos de atenção:
. As rodas devem ser adequadas à dimensão do pneu e estar em perfeitas condições.
. Pneus novos “TT” (com câmara) deverão ser montados com câmaras novas.
. Pneus novos “TL” (sem câmara) deverão ser montados com válvulas novas.
. Verificar, antes da montagem, se os índices de carga e velocidade do pneu são adequados ao modelo de motocicleta ou scooter e a sua utilização. 

Qual é nível de desgaste do pneu de motocicleta permitido por lei?

De acordo com as normas técnicas e de trânsito em vigor, é proibida a circulação de veículos equipados com pneus cuja profundidade dos sulcos da escultura esteja inferior a 0,8mm em qualquer ponto da banda de rodagem. 

Quando devo fazer o balanceamento nos pneus da motocicleta?

O balanceamento deve ser feito:

. Sempre que houver substituição de pneus.

. Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras.

. Por ocasião de vibrações.

. Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante. Por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc.

. Para conjuntos empregados em motocicletas que possuam rodas dotadas de raios, verificar periodicamente a tensão e o estado dos mesmos, eliminando excentricidades radiais e laterais existentes. 

Há alguma precaução de pilotagem com pneus novos?

Sim. Durante os primeiros 100 quilômetros com pneus novos, é recomendado ao motociclista que pilote de forma contida e com maior atenção.

Faz-se necessário que o ângulo de inclinação em curvas seja aumentado gradualmente durante este período para que haja a remoção da cera utilizada para garantir a retirada do pneu do seu molde de fabricação.

Durante este período, o motociclista deve evitar ao máximo manobras bruscas, inclinações agressivas e paradas repentinas, para não correr riscos de perda de aderência e, conseqüentemente, ocasionar uma queda.

Após 100 quilômetros, em média, o pneu estará livre desta cera e poderá ser utilizado sem maiores preocupações. 

O que devo fazer para que meus pneus durem mais?

Verifique a pressão dos pneus quinzenalmente e, principalmente, antes de um trajeto de longa distância ou que exija alta velocidade. A pressão correta é um fator de segurança e de durabilidade. Essa verificação deve ser efetuada "a frio" (menos de três quilômetros rodados).

A cada troca de pneu, substitua a válvula ou a câmara, pois ela se deteriora sob a ação da força centrífuga. Ela garante a vedação e torna mais longa a vida útil do seu pneu.

A calibragem é necessária para evitar vibrações. Ela também ajuda a combater o desgaste precoce das peças da suspensão, guidom e dos pneus. 

Como saber se meus pneus estão gastos?

Existe uma pequena imagem do Boneco Michelin situada no ombro dos pneus, marcando a localização do indicador de desgaste na banda de rodagem.

Esses indicadores são pequenas saliências no fundo dos sulcos ou esculturas. Se a profundidade do sulco chegar ao nível dessa saliência (limite de 0,8 mm), os pneus deverão ser trocados pois você estará correndo risco, além de estar violando a legislação vigente.

A Michelin recomenda que não se deixe chegar a esse ponto. 

CARROS
Escolha seu pneu
Encontre uma revenda
Tudo sobre Carros
Aprenda e Compartilhe
Manual do Proprietário
MOTOCICLETAS
Escolha seu pneu
Encontre uma revenda
Tudo sobre Motocicletas
Mais informações